segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Empreender no Brasil vale a pena?

Será que vale a pena empreender no Brasil, mesmo com todas as dificuldades econômicas e fiscais?

E se você chegou até esse artigo é porque tem interesse em ser um empreendedor em terras brasileiras.

Para fazer isso com segurança, basta ler esse artigo completo para entender o cenário atual do empreendedorismo no Brasil.

Panorama do Empreendedorismo Brasileiro atual

empreender no brasil

O mundo inteiro ainda está vivendo em clima de confinamento e medidas extremas para manter a população o mais segura possível no quesito saúde.

Depois de dois anos onde o comércio em geral praticamente parou, e muitos pequenos comércios e empresas tiveram que fechar as portas, é natural o medo que as pessoas tem de empreender.

Porém, na contramão disso tudo, a população que está sofrendo com medidas de cortes de salários e o desemprego em massa, acaba não tendo outra opção a não ser trabalhar por conta própria.

Veja, no Brasil, o tipo de empreendedorismo que mais se destaca é o de empreender por “necessidade”.

Ou seja, no nosso país a maioria das pessoas opta por começar a trabalhar por conta própria porque não tem outra opção para continuar sobrevivendo.

E aí acontece uma coisa muito comum, que é a criação de negócios sem o estudo necessário para o crescimento.

Pior, o novo empreendedor começa sem ter uma noção do mercado mais abrangente, apenas teve uma ideia que “acha” que pode dar certo, “mete as caras” e começa.

É por isso que, no Brasil, o número de pequenos negócios que não sobrevivem ao primeiro ano de vida é muito grande.

O mais importante seria as pessoas entenderem que empreender não é abrir um negócio, mas sim ter uma visão de buscar soluções para os problemas que já existem no país.

Empreender no Brasil – As principais dificuldades encontradas

Atualmente quando alguém pensa em ter seu próprio negócio, acaba começando (e muitas vezes continuando) na informalidade.

Muitos pequenos comerciantes acabam se formalizando apenas quando alguma necessidade impõe que ele faça o registro.

Por que isso acontece tanto aqui?

O primeiro motivo para essa falta de formalização empresarial está no fato do Brasil ser um dos países mais burocráticos para abrir negócios.

O relatório anual do Banco Mundial que leva em conta a performance de 190 países, classifica o Brasil na 124ª posição na facilidade de abertura de negócios.

Enquanto em alguns países o processo para abrir uma empresa pode demorar até 5 dias, aqui no Brasil esse prazo aumenta para 100 dias.

Para empreender no Brasil, além da constituição legal da empresa, é necessário gastar com pagamento de alvarás de funcionamento e, dependendo do tipo de negócio, várias outras taxas específicas.

Por exemplo, as pessoas que fazem produtos alimentícios para vender, como doces, salgados e marmitas, se fossem partir para uma legalização do jeito que tem que ser, teriam que passar por várias inspeções da Anvisa, e cumprir uma série de protocolos e procedimentos de segurança nas suas cozinhas.

Porém, com a criação da possibilidade de legalização como Microempreendedor Individual, as coisas ficaram mais fáceis, pois esse formato dispensa a pessoa de ter que tirar um alvará de funcionamento (dependendo do negócio).

Depois do aspecto da dificuldade para abrir uma empresa no Brasil, a próxima maior dificuldade encontrada é a concorrência.

É por isso que antes de abrir um negócio é necessário fazer o planejamento de negócio, assim o empreendedor consegue saber se o nicho que deseja entrar é mesmo o ideal.

Empreender no Brasil – Alguns pontos positivos do processo

É claro que o cenário não é tão terrível e desanimador, se fosse assim o empreendedorismo não teria crescido tanto nos últimos anos.

Uma das coisas que é mais fácil de conseguir no Brasil é financiamento para quem deseja começar, ou alavancar um negócio.

Existem várias linhas de crédito no BNDES para necessidades específicas, e atualmente os Bancos privados também possuem programas de incentivo e juros menores para quem deseja abrir/crescer um negócio.

Outro ponto positivo e que vem de encontro ao que muitas pessoas precisam é justamente a criação do MEI – Microempreendedor Individual.

Nessa categoria de formalização existe um limite de faturamento de R$ 81 mil por ano, o que atende perfeitamente a maioria dos pequenos empreendedores brasileiros, seja em comércio ou prestação de serviços.

Em 2019 o Brasil foi detentor da quarta maior taxa de empreendedores iniciais.

De 2002 até 2019 eram mais de 53 milhões de brasileiros sendo seus próprios patrões.

empreender no brasil

As principais vantagens de empreender aqui no nosso país sendo MEI incluem a taxa de imposto mensal fixa, e a possibilidade de contar com alguns direitos previdenciários como salário-maternidade e aposentadoria por idade, ou invalidez.

O MEI possibilitou que milhões de pessoas que possuíam negócios pequenos, tivesse a oportunidade de ter um CNPJ e com isso acesso a várias possibilidades para alavancar esses negócios.

Empreender no Brasil – 3 dicas para ter sucesso e lucratividade

Veja abaixo 3 dicas primordiais para se dar bem abrindo um negócio no Brasil:

1 – Estude seu mercado

Seja qual for o negócio que está pensando em começar é importantíssimo fazer um estudo completo para ver se a sua ideia é mesmo uma coisa viável e lucrativa.

Entender o contexto global do nicho que está tentando entrar é fundamental para ter um negócio de sucesso.

Não deixe de pesquisar sobre o mercado como um todo, quem é sua concorrência, quais são as necessidades de investimento, e quem é seu público, para ter certeza que valerá a pena entrar de cabeça.

2 – Se diferencie da concorrência

Essa dica serve para qualquer negócio, principalmente para quem deseja se aventurar em nichos muito competitivos como alimentação, saúde e beleza.

Se existem milhares de pessoas fazendo o que você quer fazer, a única forma de ter sucesso é fazendo alguma coisa diferente do que essas pessoas fazem.

Encontre a principal dificuldade do seu público e resolva, só assim terá sucesso em seu negócio.

Use sua criatividade, faça pesquisas para ver o que seria interessante agregar no seu produto/serviço para atrair mais público, e lembre-se sempre: as pessoas não compram produtos, elas compram soluções.

3 – Use o marketing digital

Essa dica também é para qualquer tipo de negócio.

Se você aprender como usar o marketing digital corretamente no seu negócio, ele crescerá muito mais fácil e rápido, pois a propaganda AINDA É a alma do negócio.

Aprenda como extrair o melhor das redes sociais, como fazer um bom conteúdo, como envolver o público com a sua marca e produto/serviço.

Fazendo isso, os resultados serão apenas uma resposta das suas ações dentro do negócio.

Como Ser um Empreendedor nos Dias Atuais

Nesse vídeo você entenderá como ser um empreendedor nos dias atuais, além dos passos práticos para ser um empreendedor de sucesso.

Como você viu, empreender no Brasil tem suas dificuldades, mas também pontos positivos, por isso a única coisa que você precisa é ter uma ótima ideia, arregaçar as mangas e colocar a mão na massa!

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