sexta-feira, 25 de março de 2022

Ecommerce na Prática – 9 Passos para Colocar sua Loja no Ar

Saber como funciona o ecommerce na prática em todas suas nuances é importante para quem deseja começar uma loja virtual e não tem experiência.

Muita gente acha que é fácil vender online através de e-commerce, mas para o negócio realmente dar certo é preciso prestar atenção em todos os detalhes da operação.

Se você deseja começar uma loja virtual, leia esse artigo completo para saber quais são os passos principais até ver seu negócio no ar e vendendo. Vamos lá?

Ecommerce na prática – 9 passos para começar uma loja virtual

ecommerce na prática

Seguindo os passos abaixo você conseguirá montar seu e-commerce do zero, aqui eu já estou considerando que já existe produto(s) para ser vendido.

1 – Tipo de negócio

A primeira coisa a fazer é definir como será a loja virtual. Existem 2 possibilidades:

  • Estrutura própria – Você terá uma loja virtual criada exclusivamente para seus produtos, com domínio próprio, gateways de pagamento, gestão de estoque, etc
  • Marketplaces – Você terá uma loja virtual dentro de grandes plataformas de e-commerce como Mercado Livre, Shopee, ELO7, etc.

2 – Análise da concorrência

Lembra que falei lá em cima que já estou considerando que você já tem um produto para vender?

Seja qual produto for é fundamental fazer uma análise para saber quem são seus principais concorrentes e como eles se comunicam com o público.

Se for necessário, simule uma compra no site da concorrência para ver todo processo, anote tudo que for relevante para depois analisar e ver se você tem condições de fazer melhor, para poder se destacar e ter sucesso.

Se deseja trabalhar com produtos que grandes marcas vendem, será necessário um esforço dobrado para se destacar, e aí talvez seja o caso de repensar seu produto.

3 – Investimento

Baseado nos itens 1 e 2 é que você precisa definir quanto de investimento poderá fazer para ter sua loja virtual.

Optando por estrutura própria precisará comprar um domínio e um plano de hospedagem específico para e-commerce, template, plugins de segurança, e uma série de requisitos até colocar a loja no ar.

Colocando os produtos em um marketplace, os custos diminuem consideravelmente, pois basicamente pagará apenas uma porcentagem das vendas para a plataforma, e precisará cuidar da logística (item 7).

Se dinheiro for um problema, optar por um marketplace será a melhor maneira de começar e depois conforme for crescendo investir em uma loja própria.

4 – Público alvo

Ecommerce na prática – 9 passos para colocar sua loja no ar

Dentro das estratégias para ter um ecommerce na prática, é fundamental conhecer intimamente quem é o público ideal para o produto que está vendendo.

Quanto mais você souber sobre essas pessoas mais poderá fazer uma divulgação assertiva, e conseguirá ter um engajamento maior dessas pessoas em suas ofertas.

Você pode deixar de fazer qualquer outro passo, menos esse.

Lembre-se que quanto mais pessoas conhecerem seu produto, mais chances você tem de vender.

5 – Fornecedores

Se não for você quem faz os produtos da loja, é primordial ter uma lista de fornecedores que ofereçam produtos de qualidade e em condições boas de preço e entrega.

É indicado sempre ter mais de um fornecedor do mesmo produto para o caso de falta de produtos em um, ou ainda para negociar melhor preços e prazos.

Peça sempre por preços melhores para compras maiores, e também uma política de devolução/troca para produtos que ficam encalhados no estoque.

Produto parado no estoque é dinheiro que não está sendo bem aproveitado, compre sempre com bastante cautela e planejamento.

6 – Mix de produtos

Se está começando agora, o ideal é não oferecer muitos produtos de uma vez, pois isso poderá deixar o negócio mais difícil de administrar, e também aumentará a possibilidade de estoque parado.

Dentro do seu segmento procure oferecer os produtos que tem mais apelo do público, e para saber quais são só fazer um estudo de público como indiquei no item 4.

Se você é artesã(ão) e responsável pela produção dos itens, crie um portfolio com as peças básicas e vá aumentando aos poucos, conforme os produtos forem saindo.

7 – Logística

Muita gente acha que a logística se refere apenas ao envio do produto aos clientes, e ela é muito mais que isso.

O processo começa no recebimento do pedido e termina apenas quando o produto chega na mão do cliente.

Por isso é importante planejar bem todas essas etapas que são o coração da operação do seu e-commerce.

Defina um horário para dar andamento aos pedidos e informe o público colocando um aviso na política de privacidade.

Sua loja ficará no ar 24 horas por dia, mas o cliente precisa saber que se fizer uma compra no domingo à tarde, o pedido só será processado no dia seguinte, é importante informar o horário de funcionamento para o público.

Crie uma política de envio/entrega, caso vá postar na agência de correio, faça isso apenas 2, ou 3 vezes por semana, ou veja a possibilidade de utilizar o serviço de coleta, caso tenha uma demanda muito grande.

Após fazer o envio não esqueça de informar ao cliente os dados para rastrear a encomenda, e depois que o cliente receber dê baixa no pedido e faça um acompanhamento pós venda para ver se tudo está ok.

8 – SAC

Uma prática que não pode faltar em uma loja de ecommerce na prática é o serviço de atendimento ao consumidor.

Seja lá qual for o tamanho da sua loja, com equipe de atendimento ou você mesma(o) trabalhando sozinha(o) é crucial que os clientes tenham um canal onde possam se comunicar diretamente com uma pessoa real (nada de chatbot nesse momento).

Se a sua loja já tiver uma boa lucratividade é interessante contratar uma prestação de serviços de atendimento, para que o público se sinta acolhido tanto na hora de fazer um elogio, quanto uma reclamação.

9 – Marketing

A base de vendas de um ecommerce na prática é a propaganda, esteja você vendendo um limão, ou um perfume importado.

Aprenda sobre marketing digital e aplique as estratégias de vendas que mais se alinhem com seu produto e também com o público.

Para criar uma reputação de marca (branding) será necessário ter perfis nas principais redes sociais, e usar todos os canais online para atrair pessoas para sua loja.

Com o estudo de público feito no item 4, as ações de marketing serão muito mais efetivas, pois estará sendo dirigida a um público específico que já tem interesse no produto em questão.

Lembre-se: Quanto maior o público impactado, maior será o volume de vendas e a lucratividade.

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Desejo que esse artigo com os 9 passos básicos para ter um ecommerce na prática ajude você a começar criar uma loja virtual muito lucrativa.

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